Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

28 agosto, 2006

RESPOSTA 1

Resposta a "Rafael"

Quando pensamos em tratamento acústico temos que ter em mente que existem dois aspectos completamente distintos, e que normalmente são confundidos um com o outro, que são isolamento e condicionamento acústico.

O isolamento acústico é responsável por barrar o som de fora para dentro de uma sala e vice-versa. Já o condicionamento é o responsável pelo controle das reflexões do som dentro da sala tornando a sua audição uniforme e agradável.

Na tentativa de se obter o tão desejado tratamento acústico, por falta de informação, muita gente acaba por gastar muito dinheiro em soluções mirabolantes que na maioria das vezes tem pouca, ou nenhuma, eficiência. Infelizmente um bom tratamento acústico não é tão simples quanto parece, e na maioria das vezes nem tão barato quanto se deseja. Portanto o ideal é gastar o mínimo para obter o melhor rendimento possível. Esta afirmação parece óbvia, mas por incrível que pareça não é o que se observa na prática. Um exemplo seria gastar uma fortuna em cortiça para forrar paredes, quando uma boa porta já resolveria o problema.

Portas grossas e maciças são o ideal, mas pode-se obter bons resultados com portas duplas.

No entanto, o senhor Rafael não esclarece se se trata de uma porta exterior ou interior, se tem zona envidraçada ou não, daí a resposta não poder ser incisiva.

Portanto, antes de gastar dinheiro em produtos faça as contas e pondere adquirir uma porta maciça, apesar do recurso à borracha ser uma boa solução.