Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

31 julho, 2006

Caixilharia de Alumínio

Características

- Apresenta como factor principal a seu favor o facto de possuir grande longevidade, principalmente devido a ser resistente à corrosão.
- Permite uma economia no consumo de energia.
- Oferece um bom desempenho no que diz respeito à vedação da água e ao ar.
- Baixa manutenção deste tipo de caixilhos.
- Não sofre deformações face à acção do vento forte.

Processo de Anodização

Um aspecto importante a referir é o processo de oxidação que alguns metais sofrem quando expostos ao meio ambiente. Este processo é vulgarmente conhecido por corrosão e transforma a superfície do metal, modificando seu aspecto e também as suas propriedades mecânicas. Com o objectivo de combater este inconveniente, protegendo o alumínio, recorre-se à anodização, trata-se de um processo electrolítico de tratamento do alumínio mediante o qual se forma uma camada de óxido de alumínio (alumina) na superfície do metal, fazendo parte integrante dele, devendo esta camada ser de maior ou menor espessura consoante o tipo e grau de agressividade do meio ambiente.

A estrutura da camada anódica é constituída por células hexagonais, cada uma delas composta por um poro central. No interior dos poros forma-se uma camada que funciona como barreira, separando o alumínio do óxido que se vai formando.

Fases do Processo de Anodização

Como atrás referido, a anodização é um processo mediante o qual se produz nas ligas de alumínio uma película protectora de grande durabilidade, qualidade e resistência á corrosão. Este processo atravessa várias etapas que se passam a descrever resumidamente:

- Pré-tratamento

A finalidade desta fase consiste em preparar a superfície do alumínio, com vista à obtenção do efeito desejado.

- Camada anódica

Esta camada compõe-se por óxido de alumínio executando-se na superfície do metal de forma uniforme, em imersões electrolíticas, controlando a agitação e as temperaturas utilizadas.

- Coloração

A porosidade da camada anódica irá permitir a sua coloração, utilizando-se para o efeito dois tipos de processos conforme se destaca:

Coloração electrolítica (inorgânica)

Trata-se da obtenção de uma camada de óxido com ácido sulfúrico e com posterior tratamento electrolítico numa solução ligeiramente ácida de um sal metal, usando corrente alternada. O sal metálico é atraído para o fundo dos poros, oferecendo maior resistência à luz e à abrasão. No caso concreto de electrocoloração do alumínio utiliza-se geralmente sal de estanho devido à sua alta resistência aos raios ultra violetas, o que se traduz numa maior longevidade do produto.

Coloração por imersão

Regra geral usam-se anilinas, sendo aconselhado este tipo de coloração para os ambientes internos uma vez que os corantes orgânicos são muito afectados quando expostos aos raios ultra violetas do sol, notando-se uma perda significativa da cor.

- Selagem

Esta etapa é fundamental já que é a responsável pela resistência à corrosão atmosférica, impedindo a sua penetração através dos poros. Pode recorrer-se a vários processos sendo o mais usado a imersão do alumínio numa solução de sais de níquel e flúor, seguindo-se a lavagem do material e a sua colocação em água desmineralizada a uma temperatura que pode variar entre os 60 os 70 graus.

- Acabamento final

Regra geral, o acabamento final deste género de perfis faz-se através de pinturas electroestáticas que lhe irão conferir beleza e em simultâneo os protegem. A sua aplicação, quer seja em forma líquida ou em pó, faz-se com a utilização de pistolas especiais em cabines concebidas para o efeito. Ambas as pinturas, apresentam tipos de tinta com características especiais de acordo com a finalidade de utilização. Assim, pode recorrer-se a diferentes tipos de tintas:

Epóxi, indicadas para interiores onde não há exposição a radiações ultra violeta.

Poliéster, indicadas para ambientes exteriores uma vez que apresentam excelente resistência química e mecânica.

Poliuterano, indicadas também para ambientes exteriores e resistindo à agressão de produtos como o etanol.

Alguns cuidados a ter com este tipo de caixilhos

São muito sensíveis às agressões de alguns materiais com o cimento e o gesso, sendo muitas vezes complicada a remoção dos resíduos destas substâncias dos caixilhos, mesmo nos lacados, além de que reagem com a película anódica danificando-a.

Não se devem usar produtos ácidos ou alcalinos uma vez que a sua aplicação poderá manchar a anodização e retirar-lhe o brilho da pintura.

Para a limpeza normal deve-se utilizar detergentes neutros, aplicando-os com uma esponja macia.

Deve-se evitar o uso de sabão em pó devido à sua composição química e à presença de pequenos grânulos que quando não estão devidamente diluídos podem ser abrasivos, atacando a superfície anodizada.