Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

25 julho, 2006

Envidraçados

A maior parte do vidro utilizado na construção apresenta uma composição de 70 % de sílica e 14 % de óxido de sódio, que resultam num material sólido que se obtém por arrefecimento rápido que impede a cristalização.

A selecção do tipo de vidro que se pretende para preenchimento de vãos depende essencialmente da harmonização de 3 factores:

- Energia
- Conforto
- Segurança

  • Do ponto de vista energético, os envidraçados são muito importantes devido à maior parte das perdas e ganhos de calor se darem através dessa superfície. O uso indisciplinado de áreas de envidraçados e a má escolha do tipo de vidro pode originar uma construção onde o conforto só é atingido através de recurso a meios e aquecimento e arrefecimento mecânicos muito dispendiosos.
  • O conforto térmico é ditado pelo efeito de parede fria que os envidraçados dão no Inverno, dando origem a fenómenos de condensação no interior das casas nas superfícies frias de vidro ou por outro lado, no Verão pelo exagerado sobreaquecimento devido à penetração directa de radiação solar. O conforto acústico depende do poder isolante do vidro seleccionado, que está directamente relacionado com a espessura do mesmo. O conforto visual é por seu lado ditado pela luminosidade que o vidro permite passar, sendo a escolha do vidro e vão um equikibrio entre a possibilidade de uma fraca luminosidade e possíveis situações de encandeamento. Este parâmetro é influenciado pela escolha de um vidro transparente, opaco ou translúcido.
  • De uma forma geral, a escolha de vidros mais espessos ou duplos melhora muito o conforto pretendido no vão envidraçado. A segurança que o vidro pode fornecer depende essencialmente da forma como este é fabricado.

TIPOS DE VIDRO

Vidro Recozido - obtido por fusão dos seus componentes. Este vidro é recozido para evitar tensões interiores. Apresenta um comportamento frágil e parte facilmente perante um choque térmico, sendo por isso considerado perigoso.

Vidro Aramado - a chapa de vidro tem incorporado no seu interior uma rede metálica que lhe confere uma resistência adicional ao choque. Este tipo de vidro oferece não só segurança contra intrusão, como retenção de pedaços de vidro em caso de rotura.

Vidro Temperado - obtido através do vidro recozido que é novamente aquecido e submetido a um arrefecimento brusco (tempera), este tipo de vidro oferece um comportamento térmico e de resistência ao choque bastante melhorado. Em caso de rotura estilhaça-se em mil pedaços.

Vidro Estratificado (laminado) - obtido através da colagem de duas ou mais chapas de vidro entre uma película plástica colada por calor e pressão. Em caso de choque a película plástica mantém o vidro unido impedindo o estilhaçamento e projecção do mesmo.

Apresenta-se seguidamente um resumo do tipo de aplicação do vidro estratificado de acordo com a sua espessura:

  • Para uma espessura de 6-7 mm, oferece uma segurança simples, aplicando-se em moradias, escolas, hospitais, fábricas, instalações desportivas.
  • Para espessuras de 8 a 12 mm, tem-se uma segurança reforçada, aplicando-se em montras de farmácias, joalharias, lojas, bancos, museus, clínicas, prisões.
  • Para espessuras de 12 a 14 mm, dá-nos uma segurança anti-roubo e anti-montim, surgindo as espessuras de 26 mm, 26 a28, 43 a 45 e 59 a 61 mm, com uma segurança anti-bala, aplicando-se em bancos, edifícios públicos, indústria de risco de explosão, construções militares,etc.