Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

31 julho, 2006

Isolamento Acústico - notas soltas

Antes de comprar casa, pode ter-se alguns cuidados. Se já adquiriu e a sua casa estiver com problemas de isolamento sonoro, não desespere. Existem soluções para atenuar o problema.

Se tiver oportunidade de acompanhar as diversas fases de construção da casa, tome atenção a algumas características importantes, como por exemplo, a espessura das paredes (não apenas entre as habitações, mas dentro da própria casa) e o tipo de laje adoptada (espessura, existência de materiais absorventes ou piso flutuante).

Antes da compra de casa nova, deve pedir ao promotor para lhe mostrar, caso exista,o certificado de conformidade acústica da habitação. Este documento pode fazer a diferença na sua decisão. Não se deixe encantar por equipamentos e níveis de acabamento ditos de luxo.

Caso suspeite de que o prédio não cumpre os requesitos legais de isolamento sonoro, alie-se aos seus vizinhos e reclamem junto do construtor e da respectiva câmara municipal, pedindo a realização de ensaios acústicos. O melhor momento para o fazer é dentro do prazo de garantia de 5 anos. O não cumprimento do Regulamento dos Requesitos Acústicos dos Edifícios é considerado um defeito de fabrico e punível por lei (multa até 45 mil euros).

O caso francês é um bom exemplo. São numerosos os casos em que o juíz decidiu favoravelmente em relação a queixas contra construtoras, por deficiência de isolamento sonoro, apresentadas dentro do prazo de garantia. Em França, este prazo é de 10 anos após a construção. Um caso curioso em frança é o da reabilitação de edifícios: num imóvel já com 3 séculos, mas recentemente remodelado, o juíz atribuiu a razão à queixa de que a remodelação realizada não cumpria os requesitos actuais em termos de isolamento acústico.

COMO ISOLAR A CASA

Fachadas

As janelas que correm sobre calhas têm o incoveniente de apresentar uma folga, para que se possam montar. Para minimizar os problemas, são munidas de uma escova têxtil em todo o seu perímetro. Mas esta solução está longe de ser duradoura e eficaz, pelo que é preferível uma janela de dobradiças (preferencialmente com vidro duplo) e juntas de borracha. Uma janela de vidros duplos é constituida por dois vidros separados por uma caixa de ar e hermeticamente fixados numa caixilharia de alumínio. Se pretender uma com bom isolamento, opte pelas espessuras 6/12/6, 8/12/4 ou até 10/12/4 (vidro/ar/vidro, em milimetros).

Para uma casa já construida e que tenha janelas comuns (sejam de correr ou de dobradiça) que não ofereçam um isolamento suficiente, a alternativa passa pela instalação de uma janela suplementar por fora do estore ou antes da que já existe, consoante o espaço disponivel.

No entanto os problemas podem não se resolver. Na verdade, grande parte das falhas ao nível de isolamento deve-se à má execução da caixa de estore ou do recurso a madeiras muito finas e colocação incorrecta do vedante. No espaço disponivel no interior da caixa do estore pode colocar-se uma fibra geotêxtil com membrana de borracha ou uma espuma acústica (ambas com 15 a 20 milímetros de espessura). Caso não se possa alterar o interior da caixa de estore, a solução será colocar no lado exterior uma membrana de borracha (3 a 5 Kg/m3) e uma placa de contaplacado (com12 mm de espessura).

Revestir a Laje

As casas mais comuns apresentam uma laje aligeirada ou maciça de betão armado e revestimento de piso rígido (ladrilhos ou madeira). Este tipo de construção não é adequado para que se atinja o isolamento mínimo exigido, sobretudo no que toca a sons de impacto. Actuando ao nível da própria construção, este problema pode evitar-se se a laje for revestida com placas de lã mineral (20 a 50 mm de espessura), sobre a qual se coloca um filme plástico impermeável e a betonilha armada (no mínimo de 40 mm). Segue-se o revestimento final (tijoleira, parquet, piso flutuante, tacos, alcatifa,...).

Tecto Falso

Nos casos em que a intervenção tem de ser feita ao nível dos tectos e não na laje (para melhorar o isolamento face ao ruído emitido a partir da habitação de cima), o recurso a um tecto falso isolante pode ser a solução. A laje de betão armado pode ser duplicada por duas camadas de painéis de gesso cartonado (13 mm de espessura). Devem ser fixadas numa estrutura metálica com apoios anti-vibratórios, formando uma caixa de ar. Esta, por sua vez, deverá ser preenchida com um material absorvente sonoro, como por exemplo, lã mineral (40 a 70 Kg/m3 e 40 a 50 mm de espessura), ou espuma acústica de poliuretano (cerca de 60 a 80 mm).

Paredes Interiores

O índice de isolamento a sons aéreos e de percussão depende da espessura do tijolo utilizado nas alvenarias. Paredes mais densas proporcionam maior isolamento acústico. Quando não se pode aumentar a espessura do tijolo e é necessário um isolamento mais elevado, a solução é utilizar paredes duplas. No entanto, pode ser utilizada uma construção alternativa que passa por uma duplicação da parede através de painéis de gesso cartonado (13 mm de espessura) acoplado a lã mineral de média densidade (70 kg/m3 e 40 a 50 mm de espessura). Em situações extremas pode substituir-se a lã mineral por espuma acústica especial (40 a 60 mm de espessura). Esta solução é a mais prática de utilizar após construção, quando se pretenda aumentar o isolamento a sons aéreos e/ou ao impacto entre habitações adjacentes.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estou também com problema de isolamento acústico e estou tentando resolver meu problema como posso.Atualmente estou procurando borracha para isolar uma porta.Eu não sei se é o indicado.Gostaria saber mais sobre o assunto.

3:40 da manhã  
Blogger jcivil said...

boa tarde, pode recorrer a uma junta auto-adesiva, trata-se de uma espuma poliuretânica. Ao determinar a espessura que pretende, lembre-se que a espuma vai ser comprimida.

3:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde.
Gostava de reforçar o isolamento acustico do meu apartamento.
O problema é o do costume: Barulhos vindos dos apartamentos dos vizinhos.
Será que me pode aconselhar uma empresa na area do Grande Porto que execute esse tipo de serviços.
Grato desde já pelo interesse que este lhe possa merecer.
Nuno Q.

5:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home