Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

26 julho, 2006

Isolamento Térmico

Não adianta estar a aquecer uma casa, quando existem grandes perdas térmicas através das paredes não isoladas. Para manter o ar interior a uma temperatura contante não o podemos deixar sair, o que se consegue recorrendo ao isolamento. Este deve ser aplicado pelo exterior sempre que se tenham paredes simples, ou colocado na caixa de ar junto ao pano interior no caso das paredes duplas. A aplicação do isolamento pelo exterior das paredes consegue menores amplitudes térmicas nas paredes, impedindo que o calor em excesso as penetre (em dias quentes de Verão) nem o frio (nos dias muito frios de Inverno) e protege-as ainda contra os agentes atmosféricos, conseguindo-se assim uma menor detioração do material que as constitui.

Ao construir-se casa ou em grandes remodelações, é sempre importante aplicar isolamento térmico nas coberturas (telhado ou terraço), paredes exteriores e pavimentos, de acordo com os regulamentos em vigor, de forma a se obterem boas condições de conforto e salubridade.A necessidade de isolar as coberturas torna-se particularmente evidente ao concluirmos que, de todos os elementos estes são aqueles que se encontram mais expostos, seja no Verão, seja no Inverno. Um isolamento térmico adequado e correctamente aplicado, diminui as trocas de energia entre o exterior e o interior do edifício, permitindo a sua climatização.

Numa cobertura inclinada, a localização da camada de isolamento térmico tem significativas consequências no seu desempenho. Quando se aplica o isolamento no lado exterior da vertente inclinada, sobre a estrutura, permite tirar partido da inércia térmica da estrutura e protegê-la das variações de temperatura, criando ainda condições para um maior aproveitamento do volume edificado.

Na cobertura o controle energético é essencial, pois trata-se da superfície mais exposta do edifício, e onde acontecem quase 80 % das perdas e ganhos de calor totais.
O isolamento da cobertura permite aumentar substancialmente o conforto térmico, já que as superfífies interiores se tornam mais quentes no Inverno e mais frescas no Verão.

A colocação de Poliestireno Extrudido é um exemplo do isolamento executado em coberturas.