Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

27 julho, 2006

Soldadura

A soldadura tem por objectivo unir duas peças metálicas de modo permanente.Esta união pode obter-se através do recurso a duas técnicas: pela fusão das duas peças metálicas na zona de contacto ou adicionando um material (solda) na zona a unir. Os vários processos de soldadura distinguem-se entre si, basicamente, pela fonte de calor utilizada na soldadura. Dos vários processos de soldadura existentes, destacam-se os seguintes:

Soldadura MIG-MAG (metal inert gas-metal active gas)
Neste processo usa-se um fio eléctrodo consumível nú, que é fundido por um arco eléctrico envolto num gás inerte, no caso da soldadura MIG, e quimicamente activo, no caso da soldadura MAG. A alimentação do fio eléctrodo é continua (automática).

Soldadura TIG (tugsten inert gas)
Utiliza-se um eléctrodo de tungsténio não consumível, sendo a soldadura feita por arco eléctrico sob um gás inerte, podendo ser usado, ou não,um segundo eléctrodo consumível.

Soldadura OXIACETILÉNICA
Neste processo utiliza-se um maçarico onde a mistura de acetileno e oxigénio entra em combustão e por acção do seu calor provoca a fusão dos metais a soldar. Pode utilizar-se um metal de adição que, por norma, é da mesma natureza da peça a soldar.

Soldadura A ARCO ELÉCTRICO
Neste processo a fusão do metal das peças a soldar consegue-se aplicando uma diferença de potencial entre a peça a soldar e um eléctrodo (consumível ou não). Forma-se um arco eléctrico voltaico que atinge temperaturas da ordem dos 4000 graus celsius. A soldadura pode ser por fusão do próprio eléctrodo ou por eléctrodo não consumível.

Soldadura POR PONTOS
São utilizados dois eléctrodos não consumíveis. A fusão ocorre apenas nos pontos de contacto do eléctrodo por aquecimento (devido à passagem de uma corrente de intensidade elevada) e pressão local das zonas das peças a unir.