Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

31 julho, 2006

Cada Chão Sua Lavagem

Certos pavimentos, principalmente, os naturais e sem protecção, especial (cera, por exemplo), toleram mal a limpeza com água e/ou detergentes.Assim, passam-se a indicar as melhores opções.

Pedra

Regularmente, varrer e lavar com uma solução de 2 a 3 colheres (de sopa) de carbonato de Sódio para 1 balde de água morna.

Ladrilhos Cerâmicos

Lavar com esfregona ou pano mergulhados em água e detergente para o chão. Como alternativa,limpar com perborato de sódio aplicado numa esfregona húmida. Puxar o brilho com uma camurça. Deve ter-se cuidado quando se andar sobre este pavimento molhado, pois é extremamente escorregadio. Para limpar as juntas, usar uma escova de dentes embebida em água e bastante detergente para a loiça ou chão.

Madeira

Encerada:

Varrer com uma vassoura macia e passar com uma esfregona seca, para tirar os restos de pó e outros possíveis residuos. Ocasionalmente, aplicar uma cera em pasta com um esfregão de palha de aço muito fina. Quando a camada de cera for muito espessa, tire-a com um pano embebido em diluente. Deixe secar bem e aplique uma nova camada.

Impermeabilizada

Limpar com uma esfregona húmida. Se quiser mais brilho, aplique uma camada de cera líquida ou uma emulsão abrilhantadora.

Linóleo

Não molhar demasiado este pavimento. Limpar com uma esfregona humedecida em água e detergente para o chão. Depois, aplicar uma cera líquida na sala ou uma emulsão abrilhantadora (não mancha com a água) na cozinha e casas de banho.

Cortiça

Envernizada

Lavar com esfregona embebida em água morna e aplicar, de vez em quando, uma solução abrilhantadora.

Revestida de Vinil

Limpar com esfregona húmida. Ocasionalmente,use uma emulsão abrilhantadora.

Encerada

Varrer com frequência e, de tempos a tempos, aplicar uma camada de cera líquida. Evite que os produtos se acumulem nos cantos e rodapés, removendo os excessos.

Vinilo

Não é necessário lavar este tipo de pavimento com muita frequência. Usar uma esfregona embebida em água morna com um pouco de detergente para o chão. Se estiver muito sujo, voltar a lavar só com água. Quando estiver seco, aplicar uma emulsão de polimento.

Borracha

Nunca usar detergente sintético ou cera líquida com solventes, pois pode amolecer o pavimento. Lavar com água e detergente em pó e enxaguar. Secar e aplicar uma emulsão de polimento adequada. Se o pavimento for texturado, tenha cuidado com as acumulações de produto.

Tijoleira

Vidrada

Lavar com água e um pouco de detergente para o chão. Depois, aplicar cera líquida ou em creme, que não seja escorregadia.

Não vidrada

Lavar com água e detergente para o chão esfregando bem. Enxaguar com água morna e limpar com uma esfregona seca.