Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

11 agosto, 2006

Coberturas de Edifícios

Necessidade de conforto térmico

Para além da função principal de não permitirem a passagem de água para o interior das habitações, com o avançar do tempo passou a exigir-se um melhor comportamento térmico a este elemento, estudando-se métodos e materiais que poderiam contribuir para um maior conforto. A necessidade de isolar termicamente as coberturas dos edifícios deve-se ao facto de ser, entre os elementos que constituem a envolvente, o mais exposto. Dessa forma, o efeito da radiação solar provoca um aumento significativo da temperatura superficial dos elementos de revestimento.

Assim, a temperatura superficial deverá ser a considerada para o cálculo térmico da envolvente, sendo certo que quanto maior for a diferença entre a temperatura exterior (temperatura superficial do elemento de revestimento da cobertura) e a interior, maior será o fluxo de calor que tende a atravessar a cobertura, no sentido exterior/interior, uma vez que se está a analisar a situação de Verão.

No Verão há ganhos de calor, precisamente quando a necessidade de os reduzir. Paralelamente ao facto da necessidade de conforto térmico, a necessidade de redução do consumo de energia, nomeadamente de aquecimento no Inverno, levou à adopção de medidas que permitissem atingir aquele objectivo.

Isolamento Térmico – Materiais Utilizados e suas Características

Os materiais utilizados como isolantes térmicos podem classificar-se segundo a natureza das matérias primas que os constituem. Têm-se assim materiais de origem:

- Mineral
- Vegetal
- Sintética

Isolamento Térmico de Origem Mineral

Geralmente apresentam-se sob a lã de vidro ou lã de rocha. As placas de lã de rocha, podem incluir um revestimento superficial constituído por uma membrana betuminosa ou betume insuflado protegido por um filme de plástico termo fusível.

As principais vantagens destes isolantes são a sua incombustibilidade e elevada resistência aos agentes químicos e biológicos. A classe de reacção ao fogo é, regra geral, M0 e M1 e, além de serem materiais imputrescíveis também não constituem um meio nutriente para insectos e roedores. Simultaneamente, a lã mineral de vidro ou e rocha apresenta também características de isolamento acústico, atendendo à sua constituição. As suas fibras entrecruzadas conferem-lhe uma estrutura isolante macia, extremamente elástica que aprisiona o ar e diminui ao máximo os seus movimentos. Estes materiais absorvem também a transmissão de ruídos aéreos, de impacto e suas reverberações.

Nesta classe de isolamentos térmicos, podemos ainda incluir:

- isolamentos térmicos com base em PERLITE, placas rígidas que para além da perlite expandida, são constituídas por fibras celulósicas e de vidro, aglomeradas por um ligante betuminoso. A sua classe de reacção ao fogo é, regra geral, M1.

- a vermiculite expandida

- as placas de espuma de vidro que poderão ou não possuir em ambas as faces um cartão betuminoso, com uma classe de reacção ao fogo M0

- o betão leve, é constituído por grânulos esféricos de argila expandida.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo Blog...
Está giro e ensina a quem não percebe da matéria, continua!
Parabéns.
Ana C.

12:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home