Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

09 agosto, 2006

Centrais de Aquecimento

Esquentador: capacidade de produção instantânea de um caudal de 0.18 l/s ou 0.23 l/s, consoante se trate de um aparelho de 11 ou 14 litros por minuto.

Caldeira Mural: funciona de forma idêntica ao esquentador, com capacidade para debitar caudais instantâneos superiores, com potências até 20 Kw.

Termo – Acumulador: incorpora um reservatório de água quente que pode atingir 200 litros.

Sistema Caldeira + Reservatório: é uma opção adoptada no caso de quartéis, ginásios, parques de campismo e outros; quando os duches são em simultâneo. A potência da caldeira e o volume do reservatório dimensionam-se em função das necessidades.

Numa rede predial são necessárias vários tipos de válvulas que a seguir se descrevem quanto à sua localização e função regulamentar:

Válvula de Seccionamento: impede e/ou permite a passagem de água nos dois sentidos. De acordo com o regulamento a sua colocação é obrigatória à entrada dos ramais de introdução individuais, dos ramais de distribuição das instalações sanitárias e cozinhas e a montante de autoclismos, fluxómetros, equipamentos de lavagem de roupa e louça, equipamento de produção de água quente, purgadores de água e imediatamente a montante e jusante de contadores.


Válvula de Retenção: impede e/ou permite a passagem de água num dos sentidos. De acordo com o regulamento devem ser colocadas a montante de aparelhos produtores-acumuladores de água quente e no início de qualquer rede destinada a fins alimentares e sanitários.


Válvula de Segurança: permite a descarga de água quando os valores de pressão, no ponto da rede em que é instalada, atinge determinado valor não desejável, para o qual a válvula está calibrada. Deve-se colocar na alimentação de aparelhos produtores-acumuladores de água quente.


Válvula Redutora de Pressão: reduz a pressão da água por intermédio da introdução de uma perda de carga localizada. A sua colocação é obrigatória nos ramais de introdução sempre que a pressão seja superior a 600 Kpa (60 mca) ou sempre que haja necessidade de impor uma pressão específica para determinado equipamento.


Válvula de Regulação: regula o caudal que atravessa uma secção.

Outros Acessórios:

Contadores: os contadores usam-se nas redes prediais onde o fornecimento de água é garantido pela rede pública, o que permite à entidade gestora a medição do consumo dos utentes. É a entidade gestora que escolhe o aparelho a adoptar. A actual legislação obriga a que, em edifícios com mais de uma fracção autónoma, os contadores sejam dispostos em bateria, ou seja, colocados em conjunto. Assim, no projecto de edifícios, é necessário que a arquitectura preveja a localização e o espaço reservado à bateria de contadores, que se deve localizar na zona da entrada ou na primeira cave dos edifícios em local acessível. Geralmente considera-se que um contador exige um espaço de 30x60 cm em alçado e 25 cm de profundidade.

A rede pode ainda conter outros acessórios menos comuns, como é o caso dos purgadores (permitem eliminar o ar existente nas canalizações), filtros (regra geral colocados a montante de equipamentos que não admitam a entrada de partículas em suspensão), termómetros, termóstatos, manómetros e pressostatos, entre outros.

Os materiais utilizados nestes acessórios são, essencialmente o latão, PVC, cobre e aço inoxidável.