Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

28 agosto, 2006

Polimento

O polimento é utilizado para conferir um acabamento mais fino e específico à peça após esta ter passado por um processo de lixagem.

A lixagem é muitas vezes a primeira operação de acabamento de superfícies, antecedento o polimento. O seu objectivo é desbastar a peça de modo a conferir-lhe um aspecto ou rugosidade determinados. Os métodos que se usam nesta operação são mecânicos, podendo ser realizados através do recurso a lixas ou escovas.

Através do polimento podem-se obter os resultados seguintes: dasbastar a peça, diminuir a rugosidade da superfície, melhorar as propriedades do material e dar brilho. Esta operação é mais complexa que a sua precedente, existindo vários métodos para se conseguir determinado acabamento. Os métodos principais de polimento são: calcamento, mecânico, vibratório, electrolítico e químico.

Calcamento
consiste em alisar a superfície do metal através da aplicação de uma força/pressão, utilizando uma ferramenta pesada de aço inoxidável ou pedra pedra. Durante este processo a superfície da peça é mantida molhada com uma solução diluída de ácido acético.

Polimento Mecânico
Neste método podem ser utilizados vários equipamentos para polir, nomeadamente rodas de polimento, cintas de polimento e discos, onde são empregues materiais diversos (cabedal, felpo, etc.), dependendo do metal, do avabamento pretendido, da forma e dimensão da peça, etc.O polidor usado é muito variado, sendo o tripoli (usado para metais não ferrosos) e a alumina (usada para metais ferrosos e alumínio) os mais utilizados.O polimento pode ser manual, semi-automático ou automático.

Polimento Vibratório
O polimento consegu-se introduzindo a peça numa solução (mistura de abrasivos, compostos de polimento e água) e imprimindo um movimento vibratório continuo. Através deste método é possível obter um desbaste uniforme em toda a superfície da peça.

Polimento Electrolítico
Por recurso a este método consegue-se dotar de brilho a superfície da peça em questão ao colocá-la, como anôdo num electrólito apropriado. Este método também melhora a superfície dos materiais na medida em que remove estruturas deformadas e impurezas inclusas, forma um filme de passivação muito fino à superfície do metal e remove a camada de crómio que muitos materiais metálicos possuem impregnada.

Polimento Químico
Neste processo as peças são mergulhadas em soluções ácidas que se encontram a uma temperatura específica (varia entre 20º celsius e 95º celsius). Este método é muito eficaz no tratamento de peças com contrnos ou relevos muito acentuados.