Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

13 setembro, 2006

TERRENO - Fundação,escavação e terraplenagem

A avaliação de um terreno e do comportamento do lençol freático , assim como do tipo de fundação escolhida, leva na maior parte dos casos a irreparáveis danos técnicos e financeiros.

Avarias por deformação do solo sob a acção da carga de embasamento, como afundamento ou deslocamento lateral dos elementos de fundação, leva à inoperância total da fundação.

O recalque através de compressão do terreno sob a carga das fundações e/ou cargas produzidas por edifícios contíguos. Tem como consequência deformações e trincas na construção superior.

Se houver experiência local suficiente sobre a natureza, compacidade, estratificação e resistência do solo na área de implantação da obra, são válidas as directrizes para casos normais de dimensionamento de fundações de superfície (sapatas isoladas ou contínuas), placas ou fundações de profundidade – estacaria.
Na ausência destas experiências deve fazer-se um exame prévio do terreno, na medida do possível por especialistas, através da visualização de camadas – prospecção manual ou com máquinas escavadoras, perfuração rotativa ou directa, com preparação de amostras e sondagem, tudo isto em número e profundidades dependentes da topografia, tipo de obra e afloramentos existentes.

Deve-se medir o nível do lençol freático instalando, por exemplo, tubos para medição de nível em furos e medir regularmente as variações. A água do lençol frático deve ser analisada do ponto de vista da agressividade para com o betão.

Analisar as amostras de solo quanto à composição granular, percentagem de água, consistência, natureza, compressibilidade, resistência à cisão e impermeabilidade.

A sondagem determina a profundidade das estratificações de resistência continua.
O resultado das análises/parecer do terreno devem ser apresentados de forma completa, para conhecimento dos responsáveis pela execução da obra, nomeadamente, se se trata de rocha ou não, valores característicos do terreno para projecto e implantação das fundações, representação gráfica das camadas e relações com a água subterrânea.