Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

11 setembro, 2006

Energia Solar

Vivemos rotineiramente em contacto com a fonte mais expressiva de energia do nosso planeta, o Sol, e quase nunca se considera a sua importância como solução para os nossos problemas de suprimentos energéticos, sem poluir nem ameaçar o nosso meio sócio-ambiental.

A energia solar apresenta características vantajosamente positivas para o nosso sistema ambiental, pois o Sol, trabalhando como um imenso reactor à fusão, irradia para a Terra, todos os dias, um potêncial energético elevado e incomparável a qualquer outro sistema de energia, sendo uma fonte básica e indispensável para quase todas as fontes energéticas utilizadas pelo homem. Para se ter uma idéia dessa grandeza, imagine que o Sol irradia anualmente o equivalente a 10 000 vezes a energia consumida pela população mundial nesse mesmo período.

Onde se usa a energia solar?
Numa visão geral e ampla, a energia solar é a fonte absoluta de vida no nosso planeta, mas avaliando o seu aproveitamento no armazenamento quotidiano para o uso doméstico, comercial e industrial, ela pode chegar a substituir qualquer outro sistema de energia convencional, com a diferença de não agredir o meio ambiente por ser totalmente natural.

Para quê racionar se podemos racionalizar?
Economizar energia desfrutando do conforto que as pessoas merecem, racionalizando o uso de energia disponível e contribuindo para o design dos projectos de arquitectura.
Essas são algumas das vantagens do uso de aquecedores solares. Em época de racionamento de energia, os sistemas de aquecimento solar mostram que podemos deixar de ser meros coadjuvantes desse problema que aflige todos os portugueses. Este sistema de aquecimento aproveita a energia solar para o aquecimento da água. Além de económicos e ecologicamente correctos, o sistema de aquecimento solar foi projectado segundo rigorosos padrões estéticos, visando total integração nos projectos de arquitectura. Os colectores de energia solar consistem em placas instaladas no telhado, apresentando um design arrojado e com a opção de várias cores que se adaptam perfeitamente à estética do telhado, não interferindo no projecto finalizado. O reservatório instalado no interior do telhado mantém a temperatura da água aquecida por um bom tempo. Os benefícios de se ter um sistema de aquecimento solar nas residências trazem, além da importante tarefa de consciencialização ambiental e sócio-cultural pelo uso de uma energia limpa e gratuita, a economia de energia convencional graças à utilização da fonte solar, o que evita desperdícios extraordinários para a economia e estabilidade energética mundial.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Encontrei este blog qd procurava "isolamento térmico". Escolhi as placas da dow p isolar as paredes da casa q estou a construir, mas ouvi falar de pontes térmicas e não sei se estão a fazer o q é preciso p as tratar. Será q me pode ajudar?
Sara

11:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home