Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

07 setembro, 2006

Como Escolher Tinta Para Renovar Ambientes

Pintar a nova residência, ou mesmo reformar ou revitalizar o acabamento interno e externo da sua casa, já desgastado pela acção do uso e tempo, requer alguma paciência e um certo conhecimento para não entrar nas recorrentes ciladas existentes no mercado. Nas lojas especializadas, há uma infinidade de tintas e produtos para acabamento que, na maioria das vezes, os consumidores acabam por confundir-se na escolha do tipo de material e produto ideal a ser utilizado no serviço.

De facto, o resultado de uma má pintura acaba por comprometer toda a obra. Muitas vezes, isso acontece porque o tipo de tinta escolhido não foi o ideal para a característica da parede, do ambiente e, consequentemente, não irá corresponder ao acabamento esperado. É muito importante fazer uma pesquisa sobre o tipo de revestimento que desejamos para determinado ambiente, para depois escolhermos o tipo de tinta ideal a ser utilizada para esse serviço. Muitas vezes, gostamos de um produto, de uma determinada marca, ou escolhemos o produto mais caro da loja, mas ele não é o mais indicado para o que precisamos, e o resultado final acaba por ser desastroso.

Cada local requer um tipo diferente de tinta e o acabamento também interfere no resultado. A versão brilhante não esconde os defeitos da superfície, mas a fosca tem menos resina e por isso a água entra com mais facilidade.

Recomendadas para ambientes internos, as tintas vinil-acrílicas são ideais para as superfícies de gesso, alvenaria, blocos de cimento, betão, fibrocimento, massa corrida e massa corrida acrílica, pois possibilitam retoques e podem esconder os pequenos reparos e imperfeições na área a ser aplicada.

Em alvenaria externa recomenda-se o uso de látex acrílico, que além de embelezar as paredes é mais durável e resistente, formando uma camada protectora contra as acções do tempo. O acrílico também tm boa aplicação sobre tijolos expostos, previamente recobertos com fundo preparador.

A escolha da cor é outro factor de fundamental importância para um resultado final satisfatório. Fazer um teste numa parte da parede é o mais recomendado. Quando as cores secam, algumas clareiam e outras escurecem o tom.

Para quem pretende um acabamento com aparência fosca e aveludada, a opção é a tinta de Látex Vinil Acrílica, que conta com grande poder de rendimento e cobertura.

Quem procura um acabamento acetinado, fosco ou semi-brilho, o ideal é utilizar a Látex Acrílica. Por ser encorpada e resistente, é a mais recomendada para os ambientes externos. Tem fácil aplicação e secagem rápida.

Tanto a Látex Vinil Acrílica como a Tinta Acrílica possuem alta qualidade na sua película o que garante aderência perfeita e facilidade de limpeza. Geralmente duas demãos, com intervalos de 4 horas, são suficientes para se atingir a cobertura adequada. A secagem é rápida e a limpeza de rotina deve ser feita somente com água e sabão.

A aplicação de ambos os produtos devem ser feitas com rolo de lã de pêlo baixo, pincel de cerdas macias ou trincha. A diluição do Látex Vinil Acrílico para repintura é de 10 % com água limpa e para Látex Acrílico é de 10 a 20 % também com água limpa.