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20 setembro, 2006

Qualidade na Construção

Qualidade de um Produto - em termos gerais é o conjunto das características deste nas quais se baseia a sua aptidão para satisfazer a finalidade a que se destina.

Este conceito pode subdividir-se em:

Qualidade abstracta - que não entra em linha de conta com o custo do produto nem com o poder de compra do utilizador. Por outras palavras, confunde-se com o valor de urilização.

Qualidade económica - em que o valor de utilização obtido é comparado com o custo necessário para a sua obtenção.

Qualidade de uma construção - é a capacidade que a mesma possui para satisfazer as exigências dos respectivos utilizadores, nas condições de uso para que foi prevista. Assim, por exemplo, um edifício de habitação com qualidade pode ser inadequado para ser utilizado como edifício de escritórios.

Obtenção da qualidade: antecipar, prever, prevenir, preparar desde o início e em todas as fases dos trabalhos, são as melhores garantias para a obtenção da qualidade.

Não - Qualidade
Deve entender-se como a presença de deficiências que afectam a construção e que, na maioria dos casos, vão resultar em sinistros,não conseguindo a construção satisfazer todas as necessidades para que foi prevista.

INSTRUMENTOS DA POLÍTICA DE QUALIDADE

Normalização - é uma das metodologias que apoia a gestão da qualidade. Os seus objectivos são: racionalização de produtos, processos e componentes de forma a economizar; maior facilidade, rigor e segurança; avaliação e certificação da qualidade.

Certificação - tem como objectivo a garantia da conformidade dos produtos com os requesitos previamente fixados. Depende de: normas específicas, organismos de inspecção e certificação, laboratórios de ensaio e auditores de qualidade; todos creditados.

Qualidade do projecto - a qualidade global de um empreendimento tal como vai ser apreciado pelos seus utilizadores resulta da soma de 3 qualidades: planeamento, projecto e execução da obra. Se nalguma destas fases houver falhas o empreendimento será afectado.