Jcivil

Artigos,Dimensionamento e Respostas a todo o tipo de dúvidas sobre engenharia civil. Realizamos Projectos de Arquitectura e Todas as Especialidades, inclusivé Gás. projectos_galvao@yahoo.com.br

19 setembro, 2006

Dimensionamento de Bombas

O dimensionamento de equipamentos para exploração de água é realizado após definidos os parâmetros do poço a ser utilizado, como a sua vazão de produção ou a vazão que se pretende utilizar, o seu nível estático e dinâmico para a vazão pretendida. Outro factor necessário é a realização de um pequeno projecto de instalação onde devem ser determinados os dados referentes à distância do poço ao reservatório, o desnível (altura manométrica), os diâmetros de sucção e recalque, os comprimentos dos troços de tubagem e a definição das conexões necessárias. Essas informações permitem o cálculo da altura manométrica total, que, conjuntamente com o valor de vazão de projecto, irá determinar o modelo da bomba e a potência do motor exigida para o caso específico.

Dependendo do sistema escolhido (bomba centrifuga, injectora ou submersa) calcula-se a altura manométrica total de projecto, com esse valor e com a vazão pretendida, é possível encontrar nos vários fabricantes o modelo ideal para o caso específico. Deve ter-se em atenção que as bombas do tipo centrifuga apresentam limitações extremas em relação à profundidade de sucção.

BOMBAS CENTRIFUGAS

Para o cálculo da altura manométrica total num sistema que utilize uma bomba centrifuga, devem ser considerados os seguintes itens:
- desnível de sucção
- desnível de recalque
- perda por atrito nas tubagens de sucção e recalque (tabelado)
- perda por atrito nas conexões (tabelado) e vazão desejada

A fotografia mostra um projecto típico de uma bomba centrifuga e os parâmetros a serem considerados para o cálculo da altura manométrica total. O número e tipo de conexões é variável, na prática, para cada situação específica.



BOMBAS INJECTORAS

Para selecção de uma bomba injectora devem conhecer-se os seguintes parâmetros:

- Q = vazão desejada
- Nd = nível dinâmico
- Ne = nível estático
- Hr = desnível de recalque
- Dp = diâmetro do poço
- A = comprimento da tubagem de recalque

A figura esquemática mostra um projecto típico de uma bomba injectora e os parâmetros a serem considerados para o cálculo da altura manométrica, que para este caso específico se considera, apenas, a altura manométrica de recalque. O número e o tipo de conexões é variável, na prática, para cada situação específica.




BOMBAS SUBMERSAS

Para selecção de uma bomba submersa devem conhecer-se os seguintes itens:

- Q = vazão desejada
- Nd = nível dinâmico
- Ne = nível estático
- Hr = desnível de recalque
- Dp = diâmetro do poço
- A = comprimento da tubagem de recalque
- Pc = profundidade de colocação da bomba

A figura esquemática mostra um projecto típico de uma bomba submersa e os parâmetros a serem considerados para o cálculo da altura manométrica total. O número e o tipo de conexões é variável, na prática, para cada situação específica.